O cartão de crédito é uma faca de dois gumes, tanto serve para te ajudar quanto para te atrapalhar. Se você utiliza de maneira correta você ganha muito, mas se utilizar de maneira errada você perderá muitas vezes mais.
Talvez o que vou te dizer aqui seja inédito pra você. Diante dos meus estudos aprendi que cartão de crédito é uma forma de transferir renda de quem tem pouco para quem tem muito dinheiro. É isso mesmo que você acabou de ler, o cartão de crédito possibilita a transferência de recursos de quem está em classe social mais baixa para quem está em classe social mais alta.
Sabe aquele desconto que muitas empresas dão quando você paga a vista e que muitas vezes é maior ainda quando é feito o pagamento em espécie? Pois bem, aquele valor já com desconto na verdade é o valor real do produto e/ou serviço. O que ocorre é que para se utilizar essa forma de pagamento as empresas integram o preço já considerando as taxas que são cobradas pelas operadoras, tanto as taxas para a utilização do sistema de cartões quanto as taxas de antecipação no caso de vendas parceladas.
Acredito que já esteja claro que para as operadoras de cartões é muito interessante que as pessoas usem cada vez mais os seus sistemas, pois os lucros, como você pode imaginar, são muito grandes. Para impulsionar sua utilização muitas empresas que oferecem cartões dão uma série de benefícios para os seus usuários.
Você e eu somos usuários de cartões e podemos receber uma série de benefícios que são gerados pelas empresas que nos ofereceram cartão. Dentre esses benefícios você encontra: milhas para resgatar passagens aéreas, pontos que podem ser transformados em milhas, seguro de carro quando você faz uma locação de veículo, seguro saúde quando você está em viagem, garantia estendida em eletrodomésticos, proteção de preços em suas compras, acesso gratuito a salas VIPs em aeroportos, cashback (dinheiro de volta) e muitos outros benefícios. Só pra ficar bem claro, esses benefícios são concedidos sem nenhum custo, o único requisito é ter o cartão que concede.
Usando o cartão de crédito de forma correta você poderá contar com esses e outros benefícios, então imagino que você tenha percebido que se usar o cartão de crédito de forma estratégica poderá ter grandes retornos, pois parte daquela renda transferida volta pra você.
Por outro lado, é importante que você se certifique se o cartão que você tem, ou pretende ter, possui benefícios. Considere também se ele possui anuidade, pois se possuir, talvez você precise analisar se os benefícios valem o preço a ser pago pela anuidade. Falando nisso, os bancos estão numa grande corrida para atrair as pessoas para que usem seus sistemas e por essa razão muitos condicionam a liberação do pagamento de anuidade a um valor mínimo de fatura no cartão ou a algum valor específico investido em ativos financeiros no próprio banco.
Mas o que considerar pra saber se estou usando o cartão de crédito de maneira correta ou não? Para te responder eu fiz um vídeo e deixei aqui embaixo pra você. É só dar play e já assistir aqui mesmo.
Depois de assistir deixe um comentário aqui embaixo me dizendo o que mais chamou a sua atencão, combinado? Grande abraço!